sábado, 27 de junho de 2015

Carta para uma amiga que vai para um intercâmbio

Mal posso acreditar que já logo logo você estará vivendo um grande sonho. Eu sei bem o quanto isso é inacreditável e surreal. 

Eu me lembro quando eu estava prestes a ir e as pessoas falavam: Você é muito corajosa, e eu não entendi até passar pelo meu primeiro momento ruim fora do país.
Tenho uma notícia boa e uma ruim.
Vou começar com a ruim ta?
É muito difícil ficar longe da família, amigos e amados, eu sei que é você vai estar com homesick muitas vezes, vai chorar muitas vezes, vai perder momentos e vai ficar desesperada.
MAS
A boa notícia é que apesar de estar distante GRAÇAS A DEUS  a tecnologia ajuda muito, você vai poder conversar com qualquer pessoa a qualquer momento (boatos que a Alemanha tem wifi de graça em todos os lugares! Me conte depois se for verdade). 

Mesmo parecendo errado vai ter horas que você não vai lembrar aqui do Brasil, voce não vai ficar 24 horas pensando em : o que será que eles estão fazendo? Será que estão sentindo minha falta?
Sabe por que?

Porque você vai viver uma nova vida, em um novo lugar com pessoas novas. Você vai para um novo mundo, um novo planeta quase, tudo é novo e animador, vai conhecer pessoas e lugares incríveis e vai viver os melhores e inesquecíveis momentos da sua vida. Vai ter uma experiência que é única e tem que ser bem aproveitada.
Vou te dar um conselho, quando começar a ficar mal, sai para as ruas e ache um lugar que voce se sinta em casa, ache um lugar que seja longe que voce tenha que pedalar, andar bastante e sentar e passar horas e sem se cansar de ir lá. Encontre amigos que você vão se tornar sua nova família lá. Não tem nada de errado, não tenha medo de fazer loucuras e experimentar novas coisas porque a partir de agora você será uma nova Claire.

Eu me lembro uma época que eu até pensava em voltar porque isso é normal, voce vai viver grandes diferenças e barreiras mas isso é o que te fará crescer, sobreviver a dificuldades, levantar sorrir e pegar um trem para Paris. É mais ou menos assim que será sua vida.
Seis meses parecem muito tempo mas você vai ver que no final será insuficiente para todo amor e tudo que você queria fazer, e nos últimos dias que estiver lá, você está dividida entre a vontade louca de voltar e ver todos e a culpa de não querer ir embora, de querer ficar ali para sempre.

Quando você voltar praticamente tudo vai estar igual, exceto por você. Algumas pessoas você vaia char que mudaram, algumas coisas que você gostava hoje não terão mais graça, mas na verdade o que mudou foi você. Não tenha medo disso, não tenha medo de mudanças porque elas são inevitáveis e muitas vezes podem ser o que você sempre precisou mas nunca quis admitir.

Seu coração vai pertencer a dois lugares, mesmo que você não queira futuramente viver eternamente lá, você vai sempre ter as lembranças e esperanças de voltar para lá mesmo que nunca será da mesma maneira de quando você viveu lá, mas isso a gente discute quando voltar.
Eu espero que nessa carta não tenha te assustado ou qualquer coisa, só quero que voce saiba o quão importante sua vida e esse momento que voce esta vivendo será para voce. Não deixe que nada te impeça de viver seu sonho. Estaremos todos aqui ansiosos pela sua volta.

Faça bom aproveito da Europa, estude bastante e não esqueça de viajar bastante ok?
Isso é uma ordem! :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário